segunda-feira, 4 de março de 2013

O profissional de TI está emburrecendo?

Quem nunca ouviu falar que a Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, da empresa em que trabalha não funciona? Ou ainda que a TI é custo, não tem valor agregado aos negócios, é "devagar", difícil de lidar e sempre coloca barreiras nas necessidades das empresas?

De certa forma sim, isto está correto, não podemos simplesmente assumir que não está certo. Mas porque isso acontece? Com tantas normas e melhores práticas largamente utilizadas como ITIL, COBIT, ISOs variadas, isso não deveria acontecer. Assim, bastaria aderência a estes modelos que em um passe de mágica, tudo seria resolvido! Será mesmo? 

Será que os profissionais de TI estão emburrecendo? Ou será que as empresas não têm uma ideia clara (leia-se maturidade suficiente) de que a TI pode realmente impactar nos negócios de forma positiva e, principalmente, negativa? Talvez seja a soma destes dois fatores. Será mesmo?

É verdade que há muitos profissionais de mercado altamente certificados mas com pouco ou nenhum comprometimento com as melhores práticas. Muitos destes são os "profissionais de manchete", que entendem muito sobre a manchete mas nunca foram a fundo na notícia inteira. Estes profissionais não estão preparados para aplicar tais conhecimentos no mundo corporativo. No final das contas, tais normas e melhores práticas acabam por ser uma infinidade de siglas que mais parecem jargões de mercado do que modelos que visam implantação e melhoria de processos, projetos e ambientes.  

Por outro lado, temos empresas de todos os tamanhos e segmentos que têm uma cultura e maturidade para processos muito baixa, nas quais não enxergam valor nas atividades propostas pela indústria de TI. Muitos ainda pensam que "se chegamos até aqui, porque mudar?" ou ainda "se eu vendo balas e doces, porque investir tanto em TI?". 

O fato é que as empresas são diretamente impactadas por decisões de TI, positiva ou negativamente. A pervasividade da TI no mundo corporativo moderno é tamanha, que uma decisão acertada pode fazer com que empresas faturem exponencialmente mais ao passo que uma decisão de TI equivocada pode trazer consequências desastrosas para os negócios. A opção por um projeto ou outro, a troca de arquitetura tecnológica, o desenho das necessidades de um sistema de gestão financeiro, o aceite de um projeto após uma entrega, a definição do que é crítico para os negócios, são exemplos de decisões que devem ser tomadas e que influenciam a forma com que o negócio atua em seu mercado. Imagine um profissional de manchete tomando decisões em uma empresa que tem pouca maturidade em processos?  


Um exemplo clássico, é a implantação de uma ferramenta de controle de chamados, ou servicedesk. Muitos profissionais de TI acham que a ferramenta controla o ambiente e muitas empresas escolhem os melhores players de mercado buscando assim a solução "mágica" para o controle de solicitações de TI. Se a maturidade do profissional de TI e da empresa forem baixas, a ferramenta apenas refletirá o processo de controle de chamados já utilizado atualmente e se isso estiver bagunçado, a ferramenta não proporcionará o resultado esperado. No final das contas teremos um profissional de TI frustrado e uma empresa achando que fez um péssimo investimento, o que não deixa de ser uma verdade. 

Enfim, não existe uma resposta simples para a solução deste problema, mas uma necessidade urgente é o entendimento que TI é fundamental para o andamento dos negócios na atualidade (o que é mais um jargão, mas enfim). Tanto profissionais quanto empresas devem aumentar o seu nível de maturidade, buscando uma visão holística, de forma a proporcionar uma tomada de decisões mais acertada alinhando TI e negócios. Independente do modelo a ser adotado, é muito importante saber que o mais difícil nisso tudo é a mudança de cultura, se isso não acontecer, a TI continuará na sua saga de "apagar incêndios' e os negócios continuarão insatisfeitos com os resultados de TI.


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