Ótima notícia para novos negócios!!!
Investidores abrem os 'bolsos' para a nuvem
Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
:: Da redação :: 13/02/2012
Cloud computing e virtualização são tendências de rápido crescimento no mundo da tecnologia e uma companhia tem gasto um tempo considerável no desenvolvimento destas duas tecnologias. A Nivio, que iniciou suas operações em 2004, anunciou esta semana que está recebendo US$ 21 milhões em sua primeira rodada de captação de venture capital.
A companhia oferece um serviço – nDrive - que permite ao usuário armazenar até 10 GB de documentos, música e filmes na nuvem, de graça. Os arquivos são sincronizados em todos os aparelhos do usuário – tablets, desktops e notebooks. E quando o usuário faz mudanças, a Nivio economiza banda atualizando somente o que foi alterado, e não o arquivo inteiro.
Mas o armazenamento de arquivos não é tudo. Seu produto mais forte é o nDesktop, versão mais atual do Windows hospedada na nuvem e que pode ser acessada em Macs, PCs ou tablets.
“Estamos preparando a próxima geração de experiências do usuário. Ele pode acessar seus arquivos e sistema operacional sem pensar sobre onde ele trabalhou na última vez ou se preocupar com a manutenção de sua máquina. Dizemos aos nossos clientes para não se preocuparem com seu velho hardware, porque nós encontraremos o melhor meio de entregar o Windows para ele”, diz Sachin Duggal, diretor da Nivio.
Duggal lembra que a empresa vem trabalhando em tecnologias baseadas em nuvem nos últimos sete anos e meio. Suas três ofertas – nDrive, nDesktop e nApps – estão disponíveis em vários pacotes diferentes voltados para estudantes, professores e pequenos negócios.
O serviço nApps, por exemplo, permite o aluguel de um programa por 30 dias, ao invés da compra de uma licença ou do aplicativo completo. A loja de aplicativos da companhia tem a versão completa do Microsoft Office e aplicativos gratuitos como o Twitter e o Evernote. A Nivio também está em negociação com a Adobe para oferecer seus produtos.
Já no nDesktop, o usuário pode acessar seus aplicativos em qualquer máquina com acesso à web. O serviço tem sido muito usado por estudantes que precisam, de um programa para um ou dois projetos e não podem comprar um pacote completo.
A Nivio não é pioneira no espaço da computação em nuvem. A Citrix oferece virtualização de desktops e downloads de aplicativos, mas seu foco são os usuários corporativos. A OnLive Desktop, outra fornecedora de serviços de desktops baseados em nuvem, permite que o usuário rode uma versão do Windows no iPad e pretende suportar mais equipamentos no futuro. Já a Nivio é muito mais focada em estudantes e pequenos negócios e tem procurado colocar mais desenvolvimento em sua tecnologia.
A companhia planeja usar o investimento recebido para ampliar seus produtos, expandir seu time de engenheiros e lançar seus serviços na Europa, Oriente Médio, Índia e Austrália. A Nivio tem sedes em Palo Alto (EUA) e Genebra (Suíça), com escritórios em Londres e Délhi. A empresa tem hoje 120 funcionários e vinha operando com um financiamento de US$ 30 milhões do Deutsche Bank investidores privados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário